Google Earth lançou telescópio virtual nesta 4a-feira

O popular serviço de mapeamento Google Earth lançou um novo recurso chamado Sky, um “telescópio virtual” que a maior empresa de buscas na Web espera ser capaz de ajudar a transformar milhões de internautas em astrônomos amadores.O Google, que criou o Google Earth para oferecer aos internautas uma visão semelhante à que um astronauta teria, mas com capacidade de zoom até o nível de rua em alguns locais, disse que o serviço seria um “parque de diversões para quem quer aprender sobre o espaço”.

“Nunca antes um guia de todo o firmamento esteve disponível de maneira tão ampla”, disse a doutora Carol Christian, do Space Telescope Science Institute, que chefiou a equipe do Sky.

“O Sky do Google Earth fomentará e promoverá uma nova compreensão do Universo ao levá-lo aos computadores de todas as pessoas”, afirmou.

Como o Google Earth, o Sky permitirá que os usuários flutuem em torno e se aproximem por zoom de mais de 100 milhões de estrelas individuais e 200 milhões de galáxias. Os usuários verão o céu tal qual visto da Terra.

O serviço criou camadas diferentes que mostrarão a vida de uma estrela, constelações, imagens de alta resolução fornecidas pelo telescópio espacial Hubble e um guia de galáxias para os usuários.

Uma seção de astronomia amadora permitirá que os usuários cliquem sobre estrelas, galáxias e nebulosas visíveis a olho nu e com binóculos e pequenos telescópios.

As imagens foram montadas com material reunido entre diversas fontes externas, incluindo o Digital Sky Survey Consortium, o United Kingdom Astronomy Technology Centre e o Anglo-Australian Observatory. Elas serão atualizadas, com o tempo.

“Estamos entusiasmados por oferecer aos usuários imagens astronômicas ricas e conteúdo mais denso que permita às pessoas o aprendizado sobre o que estão vendo” afirmou Lior Ron, gerente de produto do Google, em comunicado.

“Ao trabalhar com alguns dos mais conhecidos especialistas do setor, fomos capazes de transformar o Google Earth em um telescópio virtual”, acrescentou.

O serviço Sky estará disponível em todos os domínios do Google Earth, em 13 idiomas, nesta quarta-feira. Os usuários terão de baixar a mais recente versão do Google Earth, em http://www.earth.google.com.

Anúncios
por Ricardo Postado em Geral

2 comentários em “Google Earth lançou telescópio virtual nesta 4a-feira

  1. Eu baixei este google aí, é bem interessante. Ele já vem com as imagens atualizadas. Eu quero localizar teu edificio mas não consigo, dá pra ver ele no programa? Por acaso aquela estação de metrô é a estação águas claras? Continua colocando fotos do miau, é muito fofa ela!


  2. Como estou usando o Linux, não instalei o Google Earth, mas da última vez, as imagens daqui de Águas Claras eram muito antigas, nem asfalto tinha…
    Assim que der eu vejo e te dou as coordenadas.
    Por falar nisso, o nosso prédio está passando por uma reforma na fachada, e está ficando tão bonito…
    Breve postarei as fotos antes/depois.

Os comentários estão desativados.