Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Em primeiro lugar gostaria de desejar a todos os leitores um excelente 2009, repleto de harmonia, paz, saúde e dinheiro.

Em segundo lugar, quero falar um pouco sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, o qual entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira.

Esse acordo vem desde 1990 e tem por objetivo criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa. Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa.

Bom, eu sinceramente não gostei. Imaginem que a gente passa uma vida inteira aprendendo a escrever corretamente (assim mesmo se comete algumas gafes), de repente tem que mudar a forma de escrever, mudando as regras de acentuação. Tá certo que a obrigatoriedade será a partir de 2012, mas quem tem uma certa quilometragem rodada, até se acostumar, leva mais que três anos.

A impressão que dá é que quem inventou isso foi alguma pessoa que não sabia escrever a língua portuguesa corretamente, então sugeriu tais alterações.

Mas está aí, foi aprovado pelo congresso em 1995, e o atual presidente assinou o decreto do cronograma a ser implantado para as mudanças.

Como eu quero ajudar todos a se adaptarem nas novas regras, achei um manual muito bom na internet, o qual compartilho com vocês.

Muitos jornais já se comprometeram a utilizar as novas regras a partir do dia 05/01/2009, com relação a este BLOG, não posso me comprometer ainda.

Abraços e Feliz 2009.

Anúncios
por Ricardo Postado em Geral